Simonyi, o veterano dos pokers no campeonato nacional

Foto: História do Sporting Clube da Covilhã
A probabilidade de se conseguir um poker no jogo de cartas é de cerca de 0,25%. Mas no futebol há atletas que fizeram do four of a kind algo mais regular. Andre Simonyi foi um desses casos. Fez três pokers ao serviço do Sporting da Covilhã em apenas 85 jogos no campeonato nacional no final da década de 40 e início dos anos 50. A lenda dos leões da serra detém o recorde de jogador mais velho a assinar quatro golos num jogo, numa lista em que entrou Edinho esta temporada.


O trintão do Vitória de Setúbal marcou quatro ao Feirense em apenas 27 minutos. Mas Simonyi também fazia pokers rápidos. O último que conseguiu no campeonato nacional, já com 37 anos, foi apontado em apenas em 31 minutos. A vítima foi o Estoril. Além dos três pokers, Simonyi assinou cinco hat-tricks na sua passagem pelo futebol português.

Da selecção francesa para a Serra da Estrela


Simonyi chegou à Covilhã já na última fase da carreira, vindo do futebol francês. Jogador de craveira. Apesar de ter nascido na Hungria, tinha cidadania gaulesa. Representou La Seléction por quatro vezes na primeira metade da década de 40, apontando um golo. No palmarés tinha ainda uma Taça de França pelo Red Star.

Perfil na Federação Francesa de Futebol

A contratação de atletas conceituados como Simonyi foi possível porque na direcção do clube estavam grandes industriais dos lanifícios da Covilhã. Os anos 50 foram os tempos de ouro dessa actividade e, consequentemente, do clube da cidade.

Os primeiros jogos de Simonyi foram impressionantes. Bisou na estreia no futebol português, contra a Académica. E no terceiro jogo pelo Sporting da Covilhã conseguiu logo um poker. A vítima foi o Vitória de Guimarães. Com o avançado nascido em Hustz a destruir as defesas contrárias, os serranos alcançaram três sextos lugares.

Simonyi detém em ex aequo com o espanhol Victoriano Suárez, artilheiro dos serranos na segunda metade da década de 50, o recorde de golos pelo Sporting da Covilhã. Assinou 75 em 87 jogos (73 no campeonato e dois na Taça).

Depois de três épocas na serra, o avançado regressou ao futebol gaulês. Mas voltou à serra pouco tempo depois. Na despedida do futebol português, e já com 40 anos, fez cinco golos nos seus últimos três jogos.

Apesar de ser uma das grandes lendas do Sporting da Covilhã, Simonyi já não integrou o plantel nas melhores épocas de sempre dos serranos. Um ano depois os leões da serra terminariam o campeonato em quinto. Na época seguinte chegaram ao final da Taça.

Mais de 30 anos a facturar

Simonyi abandonou o futebol português já com 40 anos. Mas as pernas ainda continuavam a aguentar e ainda jogou quase mais dez temporadas nos campos gauleses. Terminou a carreira em 1963 ao serviço do Chebourg. Mais de 30 anos depois de a ter iniciado nos húngaros do Atilla de Budapeste.

Leituras adicionais:
Público: Sp. Covilhã: entre o brilho do passado e a luz que espreita ao fundo do túnel
História do Sporting Clube da Covilhã

Acompanhar os relatos no Facebook e no Twitter

Comentários