Pode Jan Oblak chegar a melhor guarda-redes do mundo?



Jan Oblak costuma ser ignorado nas grandes galas dos prémios dos melhores do mundo do futebol. Mas com apenas 25 anos ainda pode vir a chegar a esse patamar. O esloveno fez este fim-de-semana uma exibição de gala contra o Real Madrid. E não se tratou daquelas grandes desempenhos de engate. Oblak é um dos guarda-redes mais consistentes das principais ligas europeias. E há números que o comprovam.

Ajudando também pela solidez defensiva do Atlético de Simeone o guardião, que o Benfica foi buscar ao Olimpija Ljubljana com apenas 17 anos, é o menos batido por jogo das principais cinco ligas europeias e o que mais jogos manteve a baliza inviolada. 

Em média, Oblak sofre 0,48 golos a cada 90 minutos. Melhor que os 0,50 de Szczęsny, o suplente de Buffon que teve de assegurar as redes da Juventus em 16 partidas, e que os 0,52 de ter Stegen, segundo estatísticas da Squawka. Consequência disso, o esloveno é o guarda-redes que mais vezes conseguiu manter a baliza trancada a sete chaves: 19 vezes em 31 jogos. 

Fonte: Squawka
Os números impressionantes de Oblak não são apenas reflexo das tácticas de Simeone. Das poucas vezes que o dique defensivo colchonero começa a apresentar rachas, o guardião esloveno está lá para impedir estragos maiores. Não é por acaso que, alargando já a análise a todas as competições em que o Atlético de Madrid está envolvido, nos últimos 35 remates à baliza, Oblak defendeu 31 (quase nove a cada dez).
Até pode nunca vir a ser considerado o melhor do mundo, mas lá que é dos mais eficazes isso não deixa margem para grande dúvidas. É quase tão certo como um remate à baliza de Oblak acabar em defesa do esloveno

Comentários

  1. Keylor Navas:" tuvo palabras de elogio para el trabajo de Jan Oblak: "Es un gran portero, siempre hace las cosas muy bien y es bonito jugar contra grandes porteros. Hicimos un gol a un equipo que cuesta bastante marcarle", concluyó

    ResponderEliminar

Enviar um comentário