Zé Maria, do primeiro golo europeu do Porto à transferência para o Benfica


Zé Maria, avançado nascido e criado em Gaia, foi o autor do primeiro golo nas competições europeias na derrota em cada por 2-1 com o Athletic Bilbao em 1956. O atacante passou oito temporadas de dragão ao peito. Nesse período apontou cerca de oito dezenas de golos.

Mas não foi só a marcar em jogos europeus que foi pioneiro. O avançado foi um dos primeiro a trocar o azul e branco pelas cores do grande rival, o Benfica. Após as oito temporadas nas Antas, em que ajudou a equipa a fazer uma dobradinha em 1956, José Maria ingressou no clube da Luz em 1957. Mas nunca chegaria a ganhar espaço no plantel encarnado, saindo de Lisboa para Braga. Acabaria a carreira na cidade dos arcebispos.

Apesar da ousadia de ter trocado o Porto pelo rival da Luz, o antigo avançado sempre se assumiu como um portista de gema. Recordou numa entrevista ao www.fcporto.pt como foi marcado aquele golo contra o Bilbao em 1956. E sabe que o cabeceamento certeiro frente aos bascos é um daqueles feitos que ficarão para a posteridade:

"Daqui a 500 anos, quando forem ver a História, vai lá estar que o primeiro golo foi meu."

Comentários