O dia em que André Cruz marcou de canto directo na Alemanha


Ainda não foi desta que o Sporting venceu em relvados germânicos. Em dez jogos na Alemanha perdeu por nove vezes e conseguiu apenas um empate. Apesar do registo negativo, os leões conseguiram bater-se bem em alguns desses confrontos (ok, descontando os 7-1 que sofreu com o Bayern em 2009).

Um desses jogos taco a taco ocorreu na edição da Liga dos Campeões em 2000/2001 contra o Leverkusen. E essa partida até teve algumas semelhanças com o encontro de hoje frente ao Schalke.

O Sporting entrou a ganhar, com um golo de André Cruz. O defesa enganou Zuberbuhler com um canto directo. O Leverkusen conseguiu depois virar o jogo para 3-1, aproveitando a expulsão de João Vieira Pinto. Mas os leões ainda reduziriam para 3-2. Apesar do equilíbrio nesse encontro, os verde e brancos seriam eliminados da prova com apenas dois pontos na fase de grupos. 


Da precisão do pé esquerdo às palestras motivacionais

O golo frente ao Leverkusen foi apenas um dos 15 apontados pelo defesa-central nas duas épocas e meia que passou em Alvalade. Assinou pelos leões na janela de Inverno de 1999/2000, vindo do Torino e após várias temporadas no exigente futebol italiano. 

E o central ainda foi a tempo de ser uma peça essencial na equipa de Augusto Inácio que conquistaria o título naquela temporada. Após uma incrível recuperação na segunda volta, os leões puseram fim a um jejum que durou 18 anos.

A evolução táctica conseguida no calcio, a precisão do pé esquerdo, a calma e a experiência no comando da defesa convenceram a crítica e tornaram André Cruz num dos favoritos dos adeptos. Além da conquista de 2000, o central foi também uma peça importante na dobradinha conseguida pelo Sporting de Boloni, Jardel e JVP em 2002.

O central sairia do Sporting após essa conquista, regressando ao futebol brasileiro. O jogador, que deu os primeiros pontapés na bola no Ponte Preta, terminou a carreira ao serviço do Goiás. Na sua sala de troféus, além dos títulos conquistados no Sporting, André Cruz conta também com uma Copa América. Integrou ainda o plantel do Milan que venceu o Scudetto em 1999.

Após ter pendurado as chuteiras e de ter deixado de maravilhar os adeptos com a precisão do pé esquerdo, André Cruz criou uma escola de futebol em Campinas. Dá também palestras motivacionais em que aplica os princípios do futebol a outras áreas de actividade. 

Comentários