O que é feito de Paco Fortes?

Se falarmos em Francisco Fortes Calvo muito pouca gente saberá que de facto estamos a falar de Paco Fortes, um dos mais carismáticos treinadores estrangeiros que passaram pelo nosso futebol. De carisma e identidade forte ficou conhecido como o Catalão mais Farense de que há memória.

Enquanto jogador representou clubes importantes, como o Barcelona, o Espanhol e o Málaga, mas foi em Faro que terminou a sua carreira como jogador.  A raça e a determinação que colocava em cada disputa de bola era a sua imagem de marca e chegou mesmo a vestir a camisola da "roja" por uma vez num jogo em Bucareste perante a Roménia.

Enquanto treinador do Farense Paco Fortes conseguiu feitos notáveis, como chegar a uma final da taça de Portugal e levar o clube Algarvio às competições Europeias, onde competiu na Taça Uefa. Dessa equipa ficam nomes como Hajry e Hassan entre muitos outros.

Depois de em 2003 abandonar o Farense, Paco Fortes representou o Pinhalnovense até 2006, de onde sairia para juntamente com Hajry comandar o Raja de Casablanca de Marrocos, onde não teve contudo, o sucesso desejado. Voltaria a Pinhal Novo em 2008 onde encerraria o seu trajecto como treinador.

Nos anos seguintes viveu um período de enormes dificuldades financeiras que o levou a ter que deixar a própria casa e a habitar numa carrinha. Já em desepero, pediu ajuda ao Barcelona que lhe conseguiu um trabalho no Porto local como controlador.

Se passarem por lá, ainda verão aquele bigode inesquecível.

Comentários