O que é feito de Edgar Silva?

O Vitória Sport Clube já esteve por cinco vezes na final da Taça de Portugal, mas nunca conseguiu conquistar o troféu. O último golo apontado por um vimaranense no Jamor foi em 2011, conseguido pelo avançado brasileiro Edgar Silva. No entanto, o brasileiro não tem grandes motivos para recordar essa final. Apesar de ter facturado, falhou uma grande penalidade e viu o Vitória ser goleado por 6-2 pelo FC Porto.

Edgar Silva passou duas temporadas na Cidade-Berço, conseguindo marcar por 21 vezes para o campeonato nacional e por cinco ocasiões para a Taça de Portugal. Antes da chegada a Guimarães, o ponta-de-lança já havia dado nas vistas no Nacional da Madeira, na Académica e no Beira Mar. Aveiro foi a porta de entrada no futebol português do brasileiro que passou Joinville, pelo São Paulo e que chegou a representar a selecção brasileira de sub-20.

Na temporada de estreia nos relvados nacionais, com apenas 20 anos, Edgar Silva marcou quatro golos em 13 partidas pelos auri-negros. O potencial do jogador levou o FC Porto a contratá-lo em 2007. Mas o avançado nuca se revelou uma opção nos azuis e brancos, tendo sido emprestado à Académica e aos sérvios do Estrela Vermelha. Acabaria por regressar ao Brasil para representar o Vasco da Gama, mas teve direito a uma segunda passagem por Portugal, substituindo Nenê no Nacional da Madeira.

No total, Edgar Silva marcou 40 golos no campeonato durante os 108 jogos que disputou ao longo das seis temporadas que passou por Portugal. Aos 26 anos, e à falta de oportunidades para chegar a um grande do futebol português, o ponta-de-lança rendeu-se aos petrodólares. Quem o quiser ver fazer golos tem de tirar um bilhete para os Emirados Árabes Unidos para ver o Al-Shabab jogar. Um desperdício para o futebol nacional a saída de jogadores como Edgar Silva para as Arábias?

Os melhores momentos da carreira de Edgar Silva

Comentários